Avaliação de Risco em Auditorias | Apoio ao Controle Externo Avaliação de Risco em Auditorias | Apoio ao Controle Externo

Avaliação de Risco em Auditorias

A avaliação de risco em auditorias proporciona uma abordagem estruturada para a formulação de questões relevantes e para a definição precisa do escopo dos trabalhos. Essa prática é fundamental para assegurar que os esforços de auditoria estejam concentrados nas áreas de maior impacto e criticidade.

Essa abordagem é frequentemente acompanhada por estudos de caso completos, que ilustram, na prática, como conduzir uma avaliação de riscos e aplicar seus resultados de forma eficaz no planejamento da auditoria.

A auditoria baseada em risco consiste em utilizar a avaliação de riscos como base para definir o escopo, a natureza, o momento e a extensão dos procedimentos a serem executados. O objetivo principal é mitigar o risco de emitir opiniões ou conclusões inadequadas frente às circunstâncias do trabalho.

Cabe ao auditor o papel ativo de gerenciar esses riscos ao longo de toda a auditoria. Isso inclui evitar a formulação de achados, conclusões e recomendações incorretos, incompletos ou que possam gerar informações desequilibradas, pouco úteis ou sem valor agregado para os usuários do relatório.

Normas e material de apoio

Guia de Avaliação de Risco em Auditorias Operacionais do Tribunal de Contas Europeu (traduzido pelo TCU)

Modelo de Matriz de Avaliação de Riscos